domingo, 7 de janeiro de 2007

O nosso mundo...manipulador

"Não precisa a retórica de conhecer a natureza das coisas, mas tão somente de encontrar um meio qualquer de persuasão que a faça aparecer aos olhos dos ignorantes como mais entendida do que os entendidos."
Esta citação, retirada da obra de Platão, Górgias, escrita no ano de 459 a.C. pode ser representada na sua totalidade nos dias de hoje.
Os oradores deixaram de ser simples pessoas que querem poder, e passaram a ser gananciosos que não olham a meios para atingir os fins, e que todos os dias lutam por objectivos que provam a sua ignorância e desumanidade. Sim, estou a falar dos gigantes poderes económicos que estão por detrás de toda a rede dos media. Estes que muitos julgam os verdadeiros detentores da verdade e os verdadeiros informadores da sociedade, não passam de uma "máquina" ao serviço do poderoso, e por enquanto imparável, poder económico.
Para alguns pode parecer absurdo que pessoas com tanto poder se preocupem com aquilo que é dito pelos media, mas na verdade estes (media), são o seu meio de locomoção. São as suas pernas e sem eles o seu poder estaria ameaçado. Utilizam-no para controlarem a opinião das pessoas. As mesmas pessoas que inocentemente mantêm os seus poderes no topo da sociedade.
Cada uma dessas pessoas forma a sua opinião sobre os mais diversos assuntos, com base naquilo que ouve e lê nos meios de comunicação social (media), uma vez que não tem recursos para outras fontes de informação, sendo assim manipulada de forma constante, sem que se aperceba.

Sem comentários: