sábado, 2 de dezembro de 2006

Responsabilidade Social

Na passada quinta-feira, tive oportunidade de assistir na livraria Barata, na Av. de Roma, a uma sessão, organizada pela UAL, sobre Ética Empresarial, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
Relativamente à Responsabilidade, foi referido por um dos oradores, que durante os anos 90s as empresas estavam viradas, para a área da TI (Tecnologias de Informação). Tudo o que fosse TI era bom, era o melhor e levava as empresas ao sucesso. Contudo, felizmente, 2000 foi um ano de mudança. A partir daí as empresas mudaram a sua postura e tornou-se uma questão central da sua estratégia a Responsabilidade Social. Através de vários projectos, as empresas devolvem à sociedade aquilo que através da sociedade ganharam. Um pouco à semelhança do que está a acontecer nos EUA, onde alguns filantropos, como Bill Gates, estão a dar de volta à sociedade uma parte do que ganharam, com essa mesma sociedade. Desta forma, a sociedade embora bastante dividida e desigual, pode aos pouco tornar-se mais justa através desta papel fundamental, desempenhado pelas empresas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece que ultimamente se fala muito deste tema! Hoje na RTP2 passou entre as 14h e as 15h30 um programa onde se falou de responsabilidade. Não sei se alguém teve a oportunidade de ver, mas o balanço do dialogo foi bastante positivo.